quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sapequices e chatices


Ontem foi dia de levar meu filhote a pediatra. Graças a Deus ele está ótimo e se desenvolvendo dentro da normalidade. Meu tourinho já tem 80 cm e pesa 13 kgs.
Davi a cada dia que passa está mais inteligente, sapeca, arteiro e manhoso. Me surpreendo com as coisas que ele aprende da noite para o dia. Esses dias, sem mais nem menos ele pegou minha bolsa, colocou no braço, deu tchau e saiu arrastando em direção à porta. Foi muito engraçado. Agora, quando toca a campainha, ele sai em disparada com um sorriso largo no rosto para ver quem chegou e dependendo de quem é, faz cara de decepção kkkkk Também descobriu que existe um botão no fogão que acende a luz e outro que faz barulho e não posso descuidar um só instante, que ele corre para a cozinha para mexer nos botões. Preciso providenciar urgente um portãozinho para a porta da cozinha. O que me impressiona é que tudo (o que não pode) é mais interessante que os mundaréu de brinquedos que ele tem. Como pode, né?
Mas o que tem me preocupado nos últimos dias são as manhas e o ciúmes. Até a professora da escola veio me perguntar o que estava a acontecendo com aquele menino que era tão independente e sociável? Ela me disse que ele está manhoso, só quer colo e atenção exclusiva e quando é contrariado, faz um escândalo daqueles... Disse que quando elas pegam outra criança no colo, ele se joga no chão, esperneia e chora. Sabem aquelas cenas de birras que vc acha que nunca vai acontecer com seu filho??? Pois é...o Davi agora deu para protagonizar vária delas. Sabia que ele tinha ciúmes de mim e do pai, pois nos últimos dias observamos que ele chorava todas as vezes que pegávamos outra criança, mas agora ciúmes das prozinhas e ainda por cima se jogar no chão, é demais!!! Talvez essas atitudes ainda sejam reflexo dos mimos monopolizado das férias,  ou só uma fase, não sei... só sei que não quero que meu filho se transforme num menino chato, birrento, teimoso e irritante. Temos nos esforçado para mostrar o que é certo e errado, mas confesso que não é uma tarefa nada fácil. Precisa-se de muita paciência...
Alguma dica de como lidar com essa situação?
Bjs

12 comentários:

  1. Oi Cunhadinha ... adorei o novo visual do blog achei lindo ... essa cara de decepção eu ja vi rsrsr e morro de rir qdo lembro ... manhas essa parte nem sei o que fala pois sei que você se desdobra para ensinar vc é otima

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Li...isso é fogo mesmo. Como tão pequenos eles podem fazer essas birras, né? A pediatra da Manu disse que como eles não sabem lidar com as frustações, reagem dessas maneiras. Mas como educá-lo, né? Li na última Crescer o conselho de uma psicopedagoga dizendo que temos que chamar a atenção deles de forma firme e direta e não ficar fazendo discurso que só irrita ainda mais. É o famoso: Não pode. Depois temos que abraçá-los forte e dizer que o amamos, pra eles entender que são muito amados. Tenho feito isso qdo a Manu faz birra por conta dos tais "brinquedos proibidos". Agora se isso é a melhor saída eu tb não sei. Vivendo, tentando, testando e aprendendo, rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai...agora começam essas manhas mesmo!! Ciúmes, birra, percepção das coisas ( agora eles começam a entender tudo o que os adultos falam...) e não é mesmo nada fácil. Se é difícil pra prof ( às vezes encaro 15 de uma vez assim, kkkkk), imagina pra mãe!!! Não sei ver essa situação como mamãe (ainda), mas como prof de criança, e por aquilo que estudei na faculdade, é agora que se começa a formação de identidade e autonomia. Não é incomum eles chorarem qdo aparecem algum estranho ou uma pessoa que não lhe é tão próxima. E essas birras na creche com cyza não acontecem diariamente, mas semanalmente podem até ser, pois mto embora ele já tenha se acostumado com o ambiente, a criança de 1 ano ainda não sabe assimilar bem as ausências da mãe...por isso pode ficar mais agressiva, mais irritada, ter dificuldade para comer, dormir...
    É importante deixar a criança descobrir o próprio mundo sozinha ( com bastante espaço para se locomover), mas sempre sabendo a hora certa de falar não...esse negativismo da criança faz com que ela aprenda seus limites de cert/errado, como vcs estão fazendo...mas nunca se esqueça, minha amiga, que lidar com uma criança é instabilidade total...num dia ela pode obedecer a tudo, no outro simplesmente pode fazer td ao contrário...
    O mais importante é estabelcer uma rotina, da qual não se fuja até mais ou menos uns 3 anos.

    Existe um livro que se chama " A criança até 4 anos", da vânia de Almeida Salek... como ela mesma fala, é um guia para educadores e pais curiosos!!! Lá existem alguns pontos a se explorar nas crianças...é legal conferir!!!
    Depois, se vc quiser, te passo mais leituras que as escolas geralmente oferecem aos pais...

    Ah!!! E que grandão está o Davi!!!
    Graças a Deus, está cheio de saúde!!!=)

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  4. Liiiiiii!!!! Amei o novo visual...
    Amiga acredita que foi o que acabei de postar la no blog (juro que ainda não tinha lido o seu - sorry), mas sabe o que percebi, estamos no mesmo barco! Estou passando exatamente por isso, as vezes não me seguro e saio de perto pq caio na risada lembrando das cenas dos meus sobrinhos e afilhados e eu dizia 'ah se fosse meu filho!' Agora cá estou eu na mesminha situação kkkkk é de rir pra não chorar heim, de ver determinadas situações e ficar mtas vezes sem reação!
    To de olho nas dicas q vc receber pq tbm pedi ajuda!
    Um forte abraço e xeros nesse 'tourinho bravo' !

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian. A cega aqui ñ consegue ler teu post.
    Se vc puder fazer a caridade de crescer só um pouquinho as letrinhas, eu prometo comentar sobre o assunto em questão.
    Desculpa eu ser tão entrona! Mas se ñ for assim, vou ter que ficar fingindo que li teus post. Vc entende né?
    Estou te linkando tb. Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Li,

    Quanto tempo, e a propósito o blog está lindíssimo, amei a nova roupagem!

    Espero que agora as minhas postagens sejam mais constantes, estava numna correria só! Sinto falta daqui (será que vou me tornar dependente???)risos...

    O Davi está a coisa mais linda, muito fofinho!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lílian!
    Eu sempre leio os teus comentários no blog da Renata e já tinha vindo aqui antes, tá diferente agora o blog, bem legal o visual novo.

    Já andei "bisbilhotando tudo" por aqui...rsrs.
    Lindas as fotos do teu menino, que fofo!!!
    E o casamento da tua irmã, que lindo foi, amei a decoração e todos estavam super bonitos.

    Li o teu post, que dilema mesmo essa fase. Eu até falei pra Renata que não é mesmo fácil educar. Nós éramos firmes com a minha filha. Tínahmos paciência, mas não deixávamos ficar se passando muito. Uma vez ela aprontou feio e depois daquilo comecei a ser bem firme e conosco adiantou. Mas olha, eles testam muito a gente, é incrível...eita nóis...kkkk...que sofrimento....kkkk. Esses "tocos de amarra bode" não são fáceis, facilmente nos dobram.

    Mas vai pedindo a Deus sabedoria e tranqulidade que vocês conseguem administrar essa situação.

    Vou estar por aqui acompanhando o teu blog com a conta que sigo as minhas queridas mamães blogueiras, já era pra mim ter feito isso, mas tem dias que nem dá pra entrar direito na internet, muitas coisas pra fazer.

    Beijinhos e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Lílian, você colocou o *Compartilhando na tua lista de blogs, obrigado pela gentileza querida.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Oieee!! coisas da idade,rsrsrs..
    Menina,adorei a cara nova do blog..se ja tinha mudado a um temp,me desculpe..eu tava meio sumidinha mesmo,rsrs!
    Um beijao p vc e um otimo fim de semana!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  10. A melhor forma de lidar com a birra é não alimentar ela. Se jogou no chão, chorou, deixe ele, se afaste, mas cuide para não acontecer nada. Importante elesaber que não se resolve as coisas fazendo birra. Mas fique tranquila, essa fase passa, e vem outras melhores e mais gostosas. Bjks

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas!!!
    Obrigada pelos comentários e as dicas que deixaram aqui. Sem dúvida nenhuma serão muito utéis.

    Renata, obrigada pela indicação do livro. Li a resenha sobre ele e achei bem interessante. Vou comprar um :)
    Beijão meninas!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lili.. como ele tá grande... semana que vem tem pediatra do Lucas.. mas pelo jeito o Davizinho tá mais pesadinho.. é uma verdadeira musculação né? rsss
    Essa fase de ciúmes é fase.. fica calma que passa :)

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)