quinta-feira, 28 de abril de 2011

$$$$$ poupando e administrando desde pequeno

No fim do ano quando estivemos na Bahia, vovó presenteou o Davi com um cofrinho (lá eles chamam de minhaeiro) e desde então, temos ensinado (principalmente o papai poupador) nosso pequeno a depositar moedinhas lá. Ele não pode ver uma moeda, que já pede. Ele caminha em direção ao quarto e fica esperando que peguemos o cofrinho que está num lugar alto. Com um sorrisão nos lábios, faz seu depósito ainda bate palminha quando consegue encaixar a moeda.
Vovó que esteve aqui neste final de semana, achou tão fofo o jeitinho dele que toda hora dava uma moeda pra ele ir lá colocar. O cofrinho está quase cheio...hehehehe

Apesar de ter bons exemplos em casa, uma mãe super controlada nos gastos e um pai que só fazia as coisas quando realmente podia, quando pequena eu não fui estimulada a poupar. Não tive mesada e não aprendi desde cedo a administrar meu dinheiro. Quando comecei a trabalhar aos 18 anos eu só pensava em torrar tudo que recebia. Hoje sou um pouco mais controlada, mas só um pouco...rsrs  (Precisava seguir o exemplo da Jojo do blog  Um Ano sem Zara e fazer um ano sem C&A) Aff"

Sei que o Davi ainda é pequenininho para entender o valor que o dinheiro tem, mas acho importante desde cedo estimula-lo a poupar e conhecer os limites dos gastos.
Consultando sobre o assunto para colocar em prática lá em casa, encontrei dicas ótimas no Isto é Dinheiro

 

9 dicas que vão ensinar seu filho dar valor ao dinheiro

 

 1 - Criança precisa de exemplos práticos para começar a entender o valor das coisas. Se a família pretende viajar nas férias, esse pode ser um bom começo para pedir ao seu filho que participe das economias da casa para esse objetivo;

2 - Não esconda as dificuldades financeiras nem sustente um padrão de vida irreal. A criança pode se tornar um adulto que faz qualquer coisa para aparentar um poder aquisitivo que não tem;

3 - Dê mesadas com regularidade. O mais importante não é o valor, mas a regularidade dos “pagamentos”. Cumpra o que for combinado;

4 - Não impeça seu filho de gastar o dinheiro que é dele. Haverá erros e acertos, mas parte do processo de aprender a economizar o dinheiro é saber como gastá-lo. Isso inclui fazer escolhas e, eventualmente, arrepender-se;

5 - Mantenha o planejamento. Evite dar às crianças mais do que o valor da própria mesada regular. Todos devem se acostumar, desde cedo, a viver dentro do seu padrão de renda e a fazer seu orçamento pessoal;


6 - Tarefa doméstica não deve ser remunerada. Fazer isso diminui a autoridade dos pais. A criança deve ajudar em casa porque faz parte da família;


7 - Boas notas escolares não devem ser motivo de pagamento. Pagar por boas notas na escola é mostrar à criança que o importante é o resultado, e não o aprendizado;


8 - Cartão de crédito é coisa de adulto. O cartão ensina somente a gastar e nunca a economizar, que é um conceito fundamental;


9 - Ensine o valor do dinheiro. Esclareça a diferença entre querer e precisar de alguma coisa. Estimule seus filhos a comparar preços e evite comprar aquilo que elas considerarem caro, mesmo que você possa fazê-lo.

Outra matéria bem interessante achei no Gazeta On Line. Vale muito a pena ir lá e conferir na íntegra e ainda tem um teste bem bacana no final.

Vou colocar os itens que achei interessante para a fase em que o Davi está:

...de 2 a 5 anos de idade é interessante apresentar o dinheiro e o que ele compra o que desejamos. "É claro que ela não vai entender no começo e é aí que entra o cofrinho".

...é importante guardar as moedinhas e explicar muito bem que, com esse dinheiro, é possível realizar sonhos. "Escolha uma data comemorativa como o Dia das Crianças para quebrar o cofrinho e pergunte ao seu filho o que ele gostaria de comprar com esse dinheiro. É bom não gastar o dinheiro todo e comprar um novo cofrinho".

 
...é interessante orientar a criança para o fato de que nem tudo o que ele quer ou assiste na TV se pode comprar. "Aos 10 anos, seu filho vai saber para onde está indo o dinheiro dele: sorvete, figurinha, bala. É o primeiro orçamento financeiro dele. É preciso mostrar a importância de poupar parte dos recursos para realização de sonhos, como o de um brinquedo ou mesmo uma bicicleta".


Uma lição sobre dinheiro 

DE 2 A 5 ANOS

Procure conversar uma vez por mês sobre o orçamento da casa.


É claro que uma criança nessa faixa etária não vai entender muita coisa, mas é importante apresentar a ela o dinheiro e que com ele se compra as coisas.


Conte uma historinha sobre o dinheiro, que ele é uma moeda de troca.


Explique que é com o dinheiro que se conquistam as coisas.


Incentivar a guardar moedas no cofrinho é legal. Nessa fase, é importante deixar claro que guardando dinheiro é possível realizar sonhos.


Com o cofrinho, cria-se o hábito de guardar parte do dinheiro que vai passar pelas mãozinhas da criança.


Escolha uma data comemorativa como o Dia da Criança para quebrar o cofrinho. Talvez ela ainda não saiba contar, por isso, divida as moedas por tamanho.


Pergunte o que a criança quer comprar com o dinheiro: chocolate, figurinha, bala. Desta forma, ela vai entender que poderá comprar o que deseja com o dinheiro que foi guardado.


Depois disso, faça outro cofrinho para continuar guardando. Essa atitude vai amadurecendo a criança a poupar e conquistar as coisas, além de sentir o poder de compras.

Além de fazermos nossa parte em casa, a educação financeira, tinha que fazer parte do currículo escolar, vcs não acham????  Acredito que teríamos crianças e adultos mais conscientes e menos consumistas...
E aí, como que vcs tratam ou pretendem tratar deste assunto em casa com os filhos? 

8 comentários:

  1. Nossa Li, super interessante esse post. Sabe que nunca consegui chegar a uma conclusão sobre mesada. É que minha mãe nunca nos croi dando mesada. Ela na verdade era contra. Achava que os filhos poderiam entender como uma obrigação dos pais de ganhar tal dinheiro. E eu sempre fico nessa dúvida. Será que é legal mesmo dar mesada? Será que isso não o fará pensar que temos que dar um dinheiro para ele. POr outro lado, acho que é uma forma dele entender que se quer açgo,precisa poupar.

    Muito bacana as dicas que você compilou.

    Beijo enorme!

    PS: Fico só imaginando que fofo o David pedindo dindim, akakak.

    ResponderExcluir
  2. Oi Li..adorei teu post!! Super interessante as dicas que vc postou..O Enzo tb tem seu porquinho,e sabe que te que juntar..vc precisava ver a carinha dele de orgulho em comprar o 1 hotweels com suas economias!!! E assim eles vão aprendendo as coisas..tem um comercial do Santander que passa na discovery kids que é otimo,ensina bem direitinho as crianças,tu ja viu??
    Beijos,otima quinta!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. OIe! A gente em casa não tem muito controle não, dá doces para a MAria Alice, frutos do mar agora, etc. Vamos testando, a hora que der algum problema com algum alimento já sabemos, e ela parece estar gostando por enquanto de tudo, ufa!

    Boa sorte ensinando o filhote a poupar! Lá em casa ela vai aprender comigo também, rs.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Li... lá em casa fazemos do mesmo jeito. Sempre poupamos sem piedade as moedinhas. Vai direto para o cofre do João e é ele quem deposita as moedas. Passei pelo mesmo que você quando comecei a trabalhar. Se tivesse poupado um pouco mais... ahhhh! Agora estou aprendendo com o Flávio que é mais controlado com as finanças...


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi..Li!!!
    Arrasou no post, gostei muito...
    Eu tb nunca recebi mesada, mas quando tinha uns 12 anos eu que fazia todo o serviço de banco, correios, pequenas compras, tipo um office boy e com isso ia guardando uns trocos e comprava figurinhas...rsrsrs...era louca por albúns.
    Mas acho importante ensinar a criança o valor do din din, outro dia vi uma reportagem na TV, ondeo cara mais rico da cidade não dava tudo o que a filha queria de mão beijada não, ela trabalhava em casa, fazendo pequenas tarefas e juntava o dinheirinho...pra comprar brinquedos...achei super válido!!!

    ResponderExcluir
  6. Demais este post! Adorei as informacoes e dicas!
    Vale a pena ensina-los desde pequenos e o exemplo é tudo!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Sua postagem ganhou destaque no Recanto das Mamães Blogueiras e está na nossa lista do TOP 5!
    Corre lá pra conferir e deixe seu recadinho!
    Parabéns!
    Genis
    http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muito bom começar a educar os filhos financeiramente deste cedo. Confesso que não estou conseguindo, meu filho só fala em comprar (culpa do pai. ....Vou tentar seguir sua dicas. Parabéns.

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)