quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Meu pequeno e a natação

Depois de fazer algumas aulas sozinho, seguro e feliz, meu pequeno decidiu que não quer mais fazer natação. Faz 3 aulas que ele simplesmente da um show. Chora e grita por mim o tempo todo.  Sento num banco ao lado da piscina, tento incentivá-lo a brincar e a fazer as atividades, mas não tem jeito. A professora também toda carinhosa e paciente, tenta envolve-lo, mas parece que quanto mais a gente insiste, mais ele fica nervoso. Ontem chegou ao ponto de sair da piscina e jogar longe a touca com raiva e começar a tirar a sunga e quando disse que não ia tirar, ele simplesmente se jogou no chão e chorou mais ainda. Um misto de sentimento tomou conta de mim. Minha vontade era de pegá-lo no colo e sair correndo dali. Mas a pedidos da professora o coloquei de volta na piscina e sai. Fiquei escondidinha no canto, torcendo para que ele se acalmasse, mas não teve jeito. Meu coração ficava cada vez mais apertado e por alguns instantes quis chorar também. Vendo que ele não ia se acalmar mesmo, ela me chamou para “salvá-lo”. Peguei meu pequeno no colo e em poucos minutos ele ficou bem e eu também... Enquanto eu o trocava, perguntei se ele não queria mais fazer natação e ele disse que não!
Eu e a professora conversamos um pouquinho depois da aula. Ela me fez várias perguntas tentando identificar se alguma coisa de diferente aconteceu nos últimos dias que explicasse aquele comportamento. Não consegui associar nada. Ela acha que pode ser cansaço, pelo fato de passar o dia inteiro na escolinha e depois ainda ter que fazer uma atividade direcionada.  Talvez possa ser isso, não sei!  Vamos tentar algumas aulas no sábado e ver como ele se comporta. Se ele realmente não quiser fazer mais, vamos tirá-lo. Não tem sentido forçar algo que ele não está a fim de fazer, não é mesmo? Quando estiver maiorzinho, a gente tenta novamente. Mas sinceramente, estou desejando que seja só uma fase...

17 comentários:

  1. Ô amiga, que embaraço!! =( A situação toda né? O choro, o desconforto dele, o não saber o que fazer, a falta aparente de motivo para esse comportamento do Davizinho. Imagino como você se sentiu. Com aluno a gente já fica assim, de coração esmagado, doído...imagina a mamãe!!
    Mas como li no post, a natação vem depois da escolinha?? Eu tenho quase certeza que a razão do estresse dele vem daí!
    Ele fica integral ou meio período na escola?
    Atividade física sempre é melhor fazer antes das atividades pedagógicas, até mesmo por uma questão de melhor desenvolvimento, melhor raciocínio e despertar do sono.
    O ideal é que sejam feitas de manhã! Assim que a criança acorda, toma o café da manhã, faz a disgestão...atividade física!
    Se esse for o caso (dele estudar à tarde), experimente colocá-lo de manhã na natação!
    Mas se ele estudar de manhã ou integral, realmente tirar o sábado para realizar o esporte fica melhor pra todo mundo. Porque aí você ainda pode optar pela manhã, quando ele estiver mais disposto e ir junto com o Jr.acompanhar o Davi!

    Faça uma experiência, né?
    Mas é claro que se nem mudando o horário, ele se sentir à vontade para fazer natação, forçar será muito pior. Será sinônimo de dor pra ele e para vocês. Ele vai crescer sofrendo com isso e futuramente poderá vir até ter traumas com água...
    Essa fase é complicada, é onde todos os sinais devem ser muito bem analisados para não ficarem os traumas e as decepções (dos filhos para com os pais...)
    Vou torcer daqui, pra que o melhor aconteça pra ele e para vocês...

    Mamãe padece né? =)
    Beijão, amiga!

    ResponderExcluir
  2. É amiga, me senti péssima :(
    Então Rê, ele é do período integral e infelizmente só temos tempo a noirte durante a semana...
    Sabe que você falando, agora me caiu a fixa que ele também mudou de fase na escola e querendo ou não as atividades agora são bem mais direcionadas e requer um pouquinho mais de "esforço" dele e mesmo que tenha o soninho a tarde pra descansar um pouquinho, acho que está tudo muito intenso pra ele.

    Meu medo é justamente esse, de achar que estamos fazendo o melhor e no fim estamos o prejudicando de alguma forma. Como é difícil, viu!

    Amiga, obrigada pelas palavras! Vc sempre me ensina muito.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida... Quer dizer que o galãzinho ficou rebelde?! Normal: tanto pode ser só uma fase de "rompimento" como também uma falta de vontade generalizada de fazer algo direcionado (como a sua professora concluiu) - e nisso não vai adiantar mudar para nenhuma outra atividade... Não creio que ele tenha "desistido" de nadar, ainda não é tão grandinho; mas, se não der no sábado, a única chance será o abandono por um tempinho até ele pedir pra voltar, né?

    Abração e apareça, sumida!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,

    eles são de fases né? Sabe que a Manu não coloca bóia de jeito algum. Não tem que faça colocar. E o pior, quer ficar andando sozinha na piscina do condomínio. Já estou até vendo uma piscina menor pra ela nadar em casa mesmo, rsrsrs.

    Bjks e saudades

    ResponderExcluir
  5. NOSSA LI, O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM ELE? É BOM NÃO FORÇAS MSM, SE NÃO ELE PASSA A NÃO GOSTAR MSM DAS AULAS E VAI FAZER SO POR OBRIGAÇÃO. ESPERO QUE DE TUDO CERTO. BJUS

    ResponderExcluir
  6. Oi Li...
    Adorei o novo visu do blog... e sua foto sta o máximo!!!
    Aqui estamos bem, o Edu me surpreendendo cada dia mais com o aprendizado, e mto falante e diga-se de passagem, teimoso...
    E O Davi? Vi q ele nao quer mais a natação né, olha acho q ele encara isso como uma obrigação né, pq o edu é um peixe pra piscina, mas se fosse pra ele ir por causa de uma aula dirigida não sei se ele iria nao, pq esta na fase do NÃO para tudo.
    Amiga, um mega abraço e ate mais...

    ResponderExcluir
  7. Ai, menina...
    Esses nossos meninos sao mesmo de fase! E esses bichinhos de escorpiao, quando nao querem uma coisa, é dureza, ne nao? Victor é um amorzinho tambem, mas sabe bem ser durao quando quer. E quando cisma...so o tempo pra desfazer a marra! rs
    Espero que a fase tenha passado, senao da um tempinho pra ele. Super beijo,

    Ah...tem selinho pra vc la no meu blog, ta?
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Olá estou passando por essa fase, qtos anos David tinha qdo passou por isso? Abcs Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassia, tudo bem?
      Então, o Davi tinha 2 anos e graças a Deus foi só uma fase.
      Uma fase em que a professora teve a maior paciência do mundo e não desistiu do meu pequeno.
      Hoje, com 4 anos, ele já nada e ainda continua fazendo e curte muito a aula.

      Um conselho, não desista, seja paciente e logo o seu pequeno também estará curtindo as aulas ;)

      Beijinhos

      Excluir
  9. Olá estou passando por essa fase, qtos anos David tinha qdo passou por isso? Abcs Cássia

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 4 anos e não quer fazer natação. Chora quando o professor chega perto. O que faço?

    ResponderExcluir
  11. Devo deixar que o coloquem a força? O professor pensa em repetir isso na próxima aula. Já fizeram isso umas 2 vezes e não bom.

    ResponderExcluir
  12. Oi JP.
    Como disse para a Cassia, foi só uma fase e graças a Deus passou.

    Não acho que deva força-lo. Nós íamos as aulas mesmo sem ele querer entrar e ficávamos lá até a aula terminar. Neste período a professora ia chamando, conversando até o dia em que ele cedeu.

    Tenha paciência pq esta fase passa.

    Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Aí gente acabei de chegar da natação c minha filha, ela tem 4 anos, pediu tanto p colocá-la na natação, a vó decidiu nos ajudar financeiramente e hj no segundo dia de aula ela pediu p sair da piscina, chorando e diz não querer fazer mais, tô frustrada, não sei o q fazer, como agir, fiquei lá conversando c ela até terminar a aula, a acalmei e ela simplesmente diz q natação é muito chato! Não sei se levo na próxima semana, se não levo, tô perdida, totalmente frustrada c isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Olha, é uma fase viu. Ela passa! Meu filho mais velho continua na natação e o meu mais novo de 2 anos e 4 meses também faz. Neste tempo todinho observei que uns 90% dos alunos passam por este período. Tem que insistir, conversar e ter paciência. Depois é uma briga pra tirar da água.
      Boa sorte pra vocês!
      Bjs

      Excluir
  14. Meninas estou na mesma situação há 2 meses que meu Arthur de 2 anos faz natação, acordava pedindo, chorava falando piscina, piscina .... de uns dias pra cá não quer nem colocar a sunga, diz que não e chora muito, não consigo entender ele amava a natação com o pai, estou muito triste, queria muito que fizesse uma atividade física, ele fica período integral na escolinha e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)